terça-feira, 16 de novembro de 2010

Xandra: a Janes Joplin brasileira

Quem já ouviu falar em Xandra Joplin? Não, ela não é filha da Janes! (lembra ela não teve filhos?)nem é parente, é uma brasileira que faz cover da Janes e é muito, muito, muito bom!

Ela é considerada a Janis Joplin brasileira, cantora com forte timbre que assemelha muito com a cantora americana ícone doas anos 60 e falecida em 4 de outubro de 1970 na cidade de Los Angeles aos 27 anos.

As apresentações de Xandra Joplin, não são simples covers, mas verdadeiro tributo a boa música.

Alm da própria Janis Joplin , a cantora tambem tem influências com os cantores Robert Johnson e Otis Redding

Xandra Joplin canta como se encarnasse o espírito de Janis e revivesse todo o clima woodstock. Quem assistiu ao musical Hair de Milos Forman sabe do que se trata, quem ainda não assitiu, procure urgentemente em locadoras ou nos Youtube da vida.

Tem pessoas por aí dizendo que ela não é uma artista porque canta músicas dos outros, não tem música própria! Quanta sandice, burrice mesmo! E então o que dizer da Elis Regina, Cassia Eller, Edith Piaf? Três das melhores vozes que já passaram por aqui, e apenas interpretavem musícas "alheias".

Um comentário:

Poemas e Amizades disse...

Essa questão do cover é uma questão interessantíssima, porque é uma opção pelo tributo e, consequentemente, pela (quase) anulação da individualidade e do nome próprio. Muitos não entendem isso. Mas quem adota e assume ser cover ama mais seu ídolo que seu próprio nome, e vive feliz, porque a pessoa a quem ama "revive" a cada show.
Caso semelhante é o daqueles que assumem a imitação, embora prefiram diferenciar-se do cover, como é o caso da clássica imitação de Renato Russo a Jerry Adriani. E, pasmamos, a imitação de Jerry Adriani de Renato Russo, esse já por motivos de ressurreição da carreira do cantor veterano.
Outros, por fim, querem livrar-se a todo custo do estigma de parecer com alguém, como Michael Bublé, que não quer ser apenas um segundo Frank Sinatra, por muito que isso signifique
Abraço carinhoso.
Lello